Boas Vindas

SEJA BEM VINDO!

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Envio e formatação para os artigos completos


Olá!
O II Seminário Nacional da Licenciatura em Teatro/UFSM informa acerca da publicação dos resumos e encaminhamento do artigo completo.
1. Todos os resumos apresentados serão publicados on-line. Estamos em processo junto ao site da UFSM. Em breve encaminharemos o link.
2. Conforme indicado, foram aceitos resumos com caráter de artigo e de relato. Porém os trabalhos completos para publicação devem atender às normativas de artigo científico.
3. Os artigos completos devem ser encaminhados até o dia 20 de novembro de 2012, eles serão submetidos à Comissão Avaliadora e somente os aprovados serão publicados.
4. Os trabalhos completos devem ser encaminhados conforme as normas abaixo. Qualquer dúvida estaremos a disposição.
Mais uma vez agradecemos a participação de todos.

Diretrizes para Autores

Formatação geral:


Papel A4, margens de 2 cm; no corpo do texto, utilizar fonte Arial tamanho 12, espaçamento entre linhas 1,5 , texto com alinhamento justificado, com recuo de primeira linha de 1,25 cm. Utilizar a nova ortografia e indicar em nota de rodapé a manutenção de ortografia original em citações, exemplos, etc.

Título do texto:
em negrito, somente a primeira letra em maiúscula; centralizado; fonte Arial, tamanho 12;

Nome do (s) autor(s): um espaço abaixo (pule uma linha) do título geral (sem negritos ou itálicos), alinhado à direita, seguido da filiação institucional (apenas sigla) entre parênteses. As especificações da filiação devem vir em nota de rodapé numerada: Pesquisador do Grupo X; Professor do Departamento Z; Graduando/Mestrando/Doutorando do Curso ou Programa de Pós-Graduação Y; Bolsista Capes, PIBID, fipe, por exemplo. Ou prof. de artes cênicas/ Escola Vitor Miguel/ Pref. Florianópolis. Após a especificação, mencionar endereço eletrônico: E-mail: fulano@xxxx.com;

Resumo: (antecedido pela expressão Resumo em itálico, seguida de dois pontos): com até 100 palavras, espaço, abaixo do(s) nome do(s) autor(es); justificado; espaçamento entre linhas simples, sem adentramento de parágrafo, sem citações, destacando objeto, metodologia/inscrição teórica e resultados. O resumo que estará no artigo pode conter modificações em relação ao resumo enviado anteriormente;

Palavras-chave: (antecedidas pela expressão Palavras-chave em itálico, seguida de dois pontos): um espaço abaixo do resumo (pule uma linha); no mínimo 3 e no máximo 5 palavras separadas por ponto e vírgula; alinhamento justificado;

O texto deve iniciar duas linhas abaixo (pule 2 linhas) das Palavras-chave.

Notas de rodapé:
usar notas de rodapé, e não notas de fim. Fonte Arial, tamanho 8, justificado, espaço simples entre linhas. As notas iniciais, que acompanham informações sobre o(s) autor(es) ou notas sobre informações gerais do trabalho devem ser representadas pelo símbolo do asterisco (*);

Subtítulos: em negrito, alinhados à esquerda, apenas as iniciais de subtítulos devem estar em maiúsculas;

Citações diretas com mais de 3 linhas: em parágrafo distinto (em bloco), alinhamento justificado e recuo à esquerda em 2 cm, espaçamento entre linhas simples, fonte arial, tamanho 10, sem aspas ou itálicos. A autoria da citação deve ser indicada em letras maiúsculas entre parênteses: (AUTOR, ano, página. EX: SAUSSURE, 1916, p. 50);

Citações diretas com menos de três linhas: no corpo do texto, entre aspas. A autoria deve ser indicada como segue: Saussure (1916, p. 50) ou (SAUSSURE, 1916, p. 50);

As referências (antecedidas pela expressão Referências – em negrito, alinhada à esquerda, espaçamento entre linhas simples) das obras/materiais citados no decorrer do texto devem ser apresentadas no final, em ordem alfabética (no geral) e cronológica (títulos de obras de um mesmo autor), com os títulos em negrito (e não os subtítulos), sem adentramentos. Repetição de autor deve ser indicada por seis traços seguidos de ponto. Tradução deve ser indicada pela expressão “Traduzido por”. Exemplos:

ORLANDI, Eni P. Interpretação: Autoria, leitura e efeitos do trabalho simbólico. Petrópolis: Vozes, 1996.

______. Análise de discurso: Princípios e procedimentos. 3. ed. Campinas, SP: Pontes, 1999

HAROCHE, Claudine. Fazer dizer, querer dizer. Traduzido por E. P. Orlandi. São Paulo: Hucitec, 1992.

LACAN, Jacques. Seminario 5. Las formaciones del inconsciente. Clase 4 (27 nov. 1957) Traduzido por R. E. Rodriguez Ponte. Psikolibro: 2007. Disponível em:

<http://www.4shared.com/file/16435439/40973c9e/Lacan_Jacques__Obras_Completas.html> Acesso em: 20.mai.2007.

Figuras, tabelas, quadros, esquemas devem ser nomeados e, conforme o caso, vir acompanhados rigorosamente das fontes, que devem ser mencionadas abaixo: Figura 1 – Representação analítica dos textos x; Figura 2 – Capa da obra X, ed. X; Figura 3 – Foto de cena urbana; Fonte: Acervo pessoal do autor; Fonte: Adaptado de: Ribeiro, 2009, p. 10;

Imagens, além de estarem dispostas no texto (preferencialmente em tabela não aparente para evitar deslocamentos indevidos), devem ser enviadas em arquivo digital separado, no formato .jpg ou .gif, com até 800 kb cada uma.

Atenciosamente,

Comissão Avaliadora

2 comentários:

  1. Gostaria de saber quando seremos informados sobre a publicação ou não dos artigos completos. Att, Graziele Barros - UFPEL

    ResponderExcluir
  2. Pessoal: tentei achar algum email de vocês mas não consegui, envio por aqui mesmo. Notícias de um evento na UFSC que pode interessar a vocês e, principalmente, quem quiser investir no teatro acessível:

    "Jogral em sinais, Coral em sinais e a teatralização da língua de sinais no IVT: O despertar da identidade surda na frança
    Olivier Schetrit
    Florianópolis, 24 de maio de 2013 - Auditório da Fapeu
    Este é um link to ensaio de grupo do Olivier com um grupo de música. O vídeo começa com a parte musical e depois mostra os detalhes do ensaio dos surdos junto com os músicos, muito interessante, muito francês ... vale a pena ver para ter uma idéia do que eles fazem. Vejam também o link do vídeo em anexo.

    http://www.youtube.com/watch?v=jUCKSvTzdWM

    ResponderExcluir