Boas Vindas

SEJA BEM VINDO!

domingo, 9 de outubro de 2011

Apresentações que abrilhantarão o Seminário

Espetáculo-jogo: “... e o gato não comeu!!!”

Ficha técnica:
Direção e texto: Adriano Moraes
Elenco: Elias Pintanel, Laerte Sancho, Maurício Mezzomo, Maurício Rodrigues.
Figurinos, cenários e adereços: Marcelo Silva

Release:
"... e o gato não comeu!!!" é um espetáculo-jogo feito para crianças. O texto foi escrito em 1995 quando Adriano Moraes ministrava aulas de literatura e teatro para alunos do ensino fundamental em um projeto chamado “Oficina da Palavra”. A dramaturgia abarca todo um universo em que os atores brincam com as palavras por meio do teatro. O espetáculo-jogo é regulado através da interação com os espectadores, as crianças que são as grandes responsáveis pelo andamento da ação dramática.
Aos atores cabe vivenciar uma gostosa aventura permeada por uma série de brincadeiras antigas e sempre novas: esconde-esconde, casinha, jogos de roda, trava-línguas, parlendas, enfim, uma aventura pelo mundo das brincadeiras tradicionais. A cada momento a platéia é convidada a participar: cantando, contando, gritando, etc. 
"... e o gato não comeu!!!", espetáculo-jogo para crianças, é também um exercício de formação de platéia. Ao se mostrar como jogo, permite aos espectadores compreender o funcionamento mesmo da linguagem do teatro. O espetáculo se configurou na principal ação do projeto Núcleo de Teatro Universitário: Escola Itinerante de Espectadores. Desde o início 2010 o espetáculo foi apresentado cerca de 60 vezes.


PEÇA TEATRAL: “MARIETA VAI À LUTA”

Ficha Técnica:
Direção e Texto: Rosemar Vestena
Elenco:
Inácio Piovesan –  agricultor e  ator (Gigio)
Bernardo Piovesan – operário e ator (Menegheto)
Cláudio Piovesan - operário e ator ( Padre Michele)
Tarcisio Piovesan – operário e ator  (Checo)
Arlete Binoto – aposentada e atriz ( Genoveva)
Rosemar Vestena – professora e atriz (Marieta)
Rodrigo Manfio – ( Toniti)
Jurema Dalcin – comerciante e atriz (Nonna)
Nelci Piovesan – comerciária  e contra-regra
Cenário de Figurino: O grupo
Produtora: Arlete  Alessio Binotto

Release:
A comédia apresenta o cotidiano de uma dona de casa, Marieta, em busca de melhores condições de vida e espaço na sociedade. Diante disso, candidata-se a vereadora a contragosto do seu marido, Gigio. Este reluta e pede conselhos aos visinhos, mas, percebe que todos estão apoiando a Marieta inclusive, o Padre.


PERFORMANCE: “FIRMINA”
Luise Scherer Carvalho/Macondo Coletivo

Bacharel em Artes Cênicas – Interpretação Teatral (UFSM – 2006). Atriz que desenvolve pesquisa de linguagem híbrida entre teatro, dança e performance. Participa da Associação de Produtores Independentes Macondo Coletivo, grupo ligado ao Circuito Fora do Eixo e responsável pelo Festival de Teatro Independente de Santa Maria – FETISM, entre outros eventos culturais.
A personagem Firmina surgiu durante o processo criativo de “Água Quente Erva e Cuia”, com direção de Régis D'Ávila. Inicialmente, Firmina compunha uma dupla com sua irmã Floxina - criada pela atriz Paula Lafayette. As duas "velhas", como são carinhosamente chamadas, se desenvolveram no show de humor “Uivo do Coyote”, em um quadro chamado "Falando de Sexo com Firmina e Floxina", uma paródia do Talk-show (também apresentado por uma senhora de idade): "Falando de Sexo com Sue Johanson". Por mais de um ano, as duas imigrantes compartilharam seus conhecimentos sobre sexo, sob uma ótica rural, "sem muita frescura" - digamos assim. As duas partiram para carreiras-solo, uma no Rio Grande do Sul e outra no Rio de Janeiro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário