Boas Vindas

SEJA BEM VINDO!

domingo, 9 de outubro de 2011

Grupos artísticos participantes do Seminário

TEATRO UNIVERSITÁRIO INDEPENDENTE – O TUI foi fundado em 1968, por Clênio Faccin, egresso do “TUSM” – Teatro Universitário de Santa Maria. O grupo surgiu de uma dissidência política, logo após a participação do “TUSM” no “I Festival Municipal de Manizales” (Colômbia), em 1968. A proposta que deu origem ao grupo propunha-se a levar teatro ao povo, formar seus atores e desenvolver laboratórios de experimentação teatral. Seus 43 anos de história o credenciam como um dos grupos mais antigos em atividade no país.

GRUPO FROTOLE DEL BARACON – O Grupo Teatral Frotole Del Baracon (histórias do barracão) pertence ao departamento cultural da Sociedade Esporte Clube Guarani, do município de Nova Palma, RS vem desde maio de 1991 apresentando suas comédias ora em dialeto vêneto, ora apenas com o sotaque italiano. O grupo já, escreveu, produziu e apresentou treze comédias, sempre contando e recuperado o modo de ser e de fazer das colônias Italo-brasileiras. No ano de 1995 publicou o livro FROTOLE DEL BARACON, patrocinado pela Pró-reitoria de Extensão da UFSM. No final do ano de 2002 transformou uma de suas comédias em um filme chamado La Fortuna del Gigio. Desde a estréia, são cerca de quatrocentas apresentações no Rio Grande do Sul, Paraná, Argentina e na região do Vêneto, da Itália. O grupo é constituído por um elenco identificado com a colonização italiana sendo que todos os integrantes são
descendentes de colonos.

PALCO FORA DO EIXO – Iniciativa surgida da necessidade de agregação e fortalecimento dos grupos teatrais independentes. Tem o objetivo de fomentar e estimular a capacidade criativa dos profissionais, além de promover a interação entre diferentes linguagens que compõem a criação artística contemporânea. Em nível nacional, o projeto insere-se nas iniciativas do Circuito Fora do eixo, que busca desenvolver uma rede nacional de produção teatral, circulação e difusão de cultura e conhecimento.

CIA. SORRISO COM ARTE – Companhia formada em 2002, a partir de oficinas de dança desenvolvidas no Colégio Coração de Maria, em Santa Maria – RS, sob a coordenação da professora Karine Pissutti. Ao longo de sua trajetória, a Sorriso com Arte tem recebido diversos prêmios, caracterizando-se pelo hibridismo de sua proposta artística que envolve, teatro, dança e, principalmente, circo.

SACA-ROLHAS TEATRO & CIA - Companhia profissional, dirigida por Jader Guterres e composta pelos atores: Luciano Gabbi, Camila Borges e Renata Quartiero. O grupo tem como objetivo difundir e proporcionar artes cênicas para as mais variadas classes sociais de forma a valorizar a cultura, o teatro, as artes e o entretenimento. Enfatizam a qualidade da atuação, dos figurinos e da maquiagem. Entre seus projetos, destaca-se o “Kombão de histórias”, que difunde a cultura transformando uma Kombi em palco.

TV OVO – A Oficina de Vídeo - TV OVO trabalha há 15 anos na formação de jovens e adolescentes da periferia e com produção audiovisual. Desde 2005 é Ponto de Cultura e atua com projetos financiados pelo Ministério da Cultura - MinC. Durante sua trajetória acumulou parcerias e experiências, trabalhando com o Canal Futura, TVERS, CESMA, SMVC, UFSM, 8ª CRE, Secretaria de Educação e Secretaria de Cultura
do Município. Entre seus projetos destacam-se o TV OVO no Ônibus (Prêmio Mídia Livre 2009/ MinC), o Projeto Por Onde Passa a Memória da Cidade (Prêmio Cultura Viva 2010/ MinC), o Projeto Olhares da Comunidade e a Biblioteca do Audiovisual Sérgio de Assis Brasil.

NÚCLEO DE TEATRO DA UFPEL – Projeto de extensão da Universidade Federal de Pelotas, organizado em 1995, com o nome de Grupo Teatro Universitário. O grupo foi coordenado, entre 1995 e 2005, pela professora do Instituto de Letras e Artes, Fabiane Tejada da Silveira. Atualmente, seu coordenador é o Prof. Adriano Moraes de Oliveira. Entre os objetivos do grupo, estão: produzir espetáculos e/ou performances que possam ser apresentadas em unidades acadêmicas e/ou escolas da rede pública;
contribuir na formação de espectadores. Tais objetivos são plenamente atingidos em seu espetáculo-jogo “E o gato não comeu”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário