Boas Vindas

SEJA BEM VINDO!

domingo, 9 de outubro de 2011

Professores e pesquisadores participantes do Seminário

Adriana Jorge Lopes Machado Ramos – UFRGS
Licenciada em Educação Artística e Artes Cênicas pela UniRio (1995); Mestra em Literatura - Teoria Literária, pela UFSC; Doutora em Letras – Literaturas Brasileira, Portuguesas e Luso-Africanas, pela UFRGS. Atriz e autora de Literatura Infanto-Juvenil. Entre suas obras destaca-se: "O pai da filha e a filha do Pai" pela editora W11. Áreas Principais de Atuação: narrativas de tradição oral, e, encenação de textos literários.

Adriano Moraes de Oliveira – UFPel
Bacharel em Artes Cênicas - Interpretação Teatral pela UEL (2002); Mestre em Teatro pela UESC (2005); Doutor em Educação pela UFPel. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Processos Criativos em Artes Cênicas. Coordena o Núcleo de Teatro da UFPEL. Áreas Principais de Atuação: Teatro, Poéticas de Ator, Formas do Drama, Pedagogia do Teatro.

Amauri Araújo Antunes – UFSM (CAL/DAC)
Bacharel em Artes Cênicas – Interpretação Teatral pela UNICAMP (1995); Mestre em Letras – Teoria Literária pela UNICAMP (1999); Graduado em Letras – Português pela UNICAMP (2002); Licenciado em Letras pela UNICAMP (2003); Doutor em Teatro pela UniRio (2006). Foi professor e Vice-coordenador do curso de Artes Cênicas da UEL (1999-2001); professor da rede pública do município de Taubaté –SP (2008-2011). Ator, Autor, Diretor Teatral e Iluminador Cênico. Áreas Principais de Atuação: Teatro, Formação do Professor, Cultura Popular, Poéticas da Cena, História do Teatro Brasileiro, Dramaturgia do Ator.

André Luís Rosa – NuMiollo: Núcleo de Investigação da Cena
Performer/Ator e Educador em Arte. Ator pelo INDAC - Instituto de Artes e Ciências (2000); Graduado na Licenciatura em Educação Artística – Artes Cênicas, pela UNESP (2004); Mestre em Artes Cênicas pela UFBA (2008). Foi professor e Vicecoordenador da Licenciatura em Teatro da UFS (2009-2010); Professor Substituto na Escola de Teatro da UFBA (2005-2007); Professor de teatro (Ensino Fundamental e Médio) da rede pública entre 2003 e 2008. Desenvolve pesquisa continuada em teatro e performance junto ao NuMiollo, coletivo de artistas fundado desde 2004. Áreas Principais de Atuação: Performance e Pedagogia (Estudos da Performance, Pedagogia da Performance, Pedagogia Crítica, Estudos Feministas, Teoria Queer, Pós-Estruturalismo etc).

Beatriz Maria Pippi Quintanilha – UFSM (CAL-DAC)
Graduada em Educação Artística - Hab. Artes Cênicas pela UFSM (1980); Especialista em Metodologia do Ensino para Disciplinas Específicas pela UFSM (1985); Especialista em Artes Cênicas - Teatro e Dança pela USP (1992); Especialista em Terapia Corporal Eutonista pela Escola de Eutonia da América Latina (1995); Mestra em Artes pela USP (1999). Áreas Principais de Atuação: Teatro, Expressão Corporal e Vocal, Eutonia, Peças Didáticas, Jogo Teatral.

Cláudia Ribeiro Bellochio UFSM (CE-MEN)
Graduada em Música pela UFSM (1987); Graduada em Pedagogia pela UFSM (1989); Mestra em Educação pela UFSM (1994); Doutora em Educação pela UFRGS (2000). Presidente do Conselho Editorial/editora da Revista do Centro 8de Educação da UFSM. Foi editora da Revista da Associação Brasileira de Educação Musical nos anos de 2007/2009. É membro da diretoria da Associação Brasileira de Educação Musical com a função de coordenadora da região sul do Brasil. Coordena o grupo de pesquisa FAPEM: formação, ação e pesquisa em Educação Musical Bolsista de Produtividade em Pesquisa 1D. Áreas Principais de Atuação: Educação Musical, Formação de Professores, Canto Coral, Educação e Educação Musical Escolar.

Cleonice Maria Tomazzetti – UFSM (CE- MEN)
Graduada em Pedagogia pela UFSM (1990); Mestra em Educação pela UFSM (1998); Doutora em Educação pela UFSM (2004). Atualmente é Coordenadora de Apoio do Desenvolvimento do Ensino CADE/PROGRAD e Coordenadora do Projeto Institucional Prodocência: Programa de Aceleração e Consolidação das Licenciaturas na UFSM. Áreas Principais de Atuação: Didática da Educação Infantil e Educação Superior, Práticas Educativas Escolares, Conhecimento Científico-tecnológico, Educação e Infância e Práticas Formativas de Professores.

Cristiano Bittencourt – TUI (Teatro Universitário Independente)
Ator, diretor, técnico e cenógrafo do TUI. Há 16 anos, trabalha nas linhas do Teatro-educação (Spolin) e do Teatro do Oprimido (Boal). Atualmente desenvolve trabalhos sob financiamento PROBIC CNPq no Curso de Pedagogia - UNIFRA com alfabetização linguística e alfabetização estética. É graduando formando em Pedagogia com o Trabalho "Teatro e sua Poética: um recurso didático capaz de sensibilizar para as problemáticas da educação formal". Sua prática busca associar Teatro e Educação formal, aproximando a educação formal "objetiva" da subjetividade das artes, em especial do Teatro.

Fabiane Tejada da Silveira – UFPel
Graduada e Licenciada em Educação Artística pela UFPel (1994); Especialista em Educação pela Universidade Católica de Pelotas (1996); Mestra em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2007); Doutora em Educação pela UFPel (2011). Atua desde 1990 como atriz e diretora de Teatro. Foi coordenadora por 10 anos (1995-2005) do Projeto Teatro Universitário da UFPel. Áreas Principais de Atuação: Ensino da Arte: teatro-educação, Fundamentos do Ensino da Arte, Fundamentos da Educação, Formação de Professores; Práticas Pedagógicas Emancipatórias; Estudos da obra de Paulo Freire.

Lúcia de Fátima Royes Nunes – UFSM (CE – DEM)
Licenciada em Educação Artística - Artes Cênicas pela UFSM (2000); Mestra em Educação pela UFSM (2003). Doutoranda em Educação UNICAMP, investigando o repertório do Clown na Educação. Áreas Principais de Atuação: Artes, com ênfase em Direção Teatral, Teatro, Jogo Dramático, Educação, Formação de Professores.

Luis Fernando Marques – Professor da FASE (Fundação de Atendimento Sócio-
Educativo) EEEF – Humberto de Campos- Santa Maria

Ator, diretor, iluminador e professor de teatro. Licenciado em Artes Cênicas pela UFSM. Foi Professor Substituto do curso de Artes Cênicas e, atualmente, desenvolve diversos trabalhos artísticos e sociais. Atua nas mais diversas instâncias do ensino de teatro, conciliando a prática artística e pedagógica. Destaca-se sua participação junto a jovens autores de ato infracional em situação de internação e de semiliberdade.

Marilda Oliveira de Oliveira - UFSM (CE – DEM)
Licenciada em Artes Plásticas pela UFSM (1987); Graduada em Desenho e Plástica pela UFSM (1987); Mestra em Antropologia Social pela Universidad de Barcelona (1990); Doutora em História, Geografia e História da Arte pela Universidad de Barcelona (1995). Consultora da CAPES na área de Artes. Representante Regional da ANPAP (Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas) no Rio Grande do Sul (RS). Membro da International Society for Education through Art InSEA. Áreas Principais de Atuação: Educação das Artes Visuais, Formação do Professor, Arte e Cultura.

Raquel Guerra – Pesquisadora (CAPES-UDESC) Integrante do Coletivo Teatral
“Ateliê do Comediante”

Graduada em Interpretação Teatral pela UFSM (2006); Mestra em Teatro pela UDESC (2010); Doutoranda em Teatro pela UDESC, pesquisando relações entre Ensino de Teatro e Mídias Digitais. Como arte-educadora atuou em instituições não governamentais e no ensino público e privado, principalmente no Estado de Santa Catarina. Áreas Principais de Atuação: Pedagogia do Teatro; Teatro na Escola; Processo criativo. Integra o “Ateliê do Comediante” (Santa Catarina), um coletivo teatral que realiza apresentações artísticas, workshops e oficinas.

Rosemar de Fátima Vestena – UNIFRA – Grupo Teatral Frotole Del Barracon
Graduada em Ciências Biológicas pela UFSM (1985); Mestra em Educação pela UFSM (1994); Doutoranda em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela UFSM. É membro do grupo de pesquisa: Formação de Professores e Docência FORPRODOC. Diretora Artística do Grupo Frotole Del Barracon. Áreas Principais de Atuação: Educação em Ciências, Educação Sexual, Saúde e Educação, Biologia,Teatro e Educação e Cultura Italo Riograndense.

Sílvia Maria de Oliveira Pavão – UFSM (CE - DEM)
Graduada em Educação Especial pela UFSM (1986); Mestra em Inovação e Sistema Educativo - Universidad Autonoma de Barcelona (1998); Doutora em Educação - Universidad Autonoma de Barcelona (2003). Desenvolve pesquisas e trabalhos em Psicologia da Educação e suas Áreas Principais de Atuação são: Educação, Saúde, Interdisciplinaridade, Aprendizagem, e Ensino.

Vera Márcia Meneses de Mesquita – UFSM (Discente) Coordenadora do
Programa de Esporte e Lazer da Cidade – Santa Maria

Atriz premiada, com participação em mais de 20 espetáculos e dois filmes. Estudou Artes Cênicas na UFRGS e atualmente cursa a Licenciatura em Teatro da UFSM. Professora de teatro por 15 anos em escola de Porto Alegre. Em Santa Maria, coordena o PELC (Programa Esporte e Lazer da Cidade) da Secretaria Nacional de Desenvolvimento de Esporte e de Lazer, do Ministério do Esporte, com a finalidade de proporcionar a prática de atividades físicas e de teatro para pessoas da terceira idade e interessados a partir de 45 anos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário